domingo, 2 de maio de 2010

A importância dos exercícios com sobrecarga para o emagrecimento

Estudos científicos comprovam que para emagrecer de forma saudável, não basta somente fazer exercícios aeróbios e dieta, é preciso incluir no plano de treinamento, exercícios com sobrecarga como a musculação, ginástica localizada, bodypump e outros. O emagrecimento não significa necessariamente perder peso na balança e sim aumentar a massa magra e diminuir a gordura. Afinal, você prefere emagrecer e ficar flácida e fraca ou emagrecer enrijecendo os músculos, ganhando assim um corpo mais bonito, forte, saudável e atraente?

Metabolismo basal é a quantidade de calorias que cada indivíduo precisa ingerir por dia na condição de repouso completo. Este número é determinado a partir da quantidade de massa magra corporal.Quanto maior a massa magra, mais calorias precisa-se ingerir para manter-se vivo.

Uma atividade com sobrecarga, propicia o aumento na massa magra, aumentando assim, o metabolismo basal e, que por conseqüência exige uma ingesta calórica maior.

Após os 30 anos de idade, há uma perda gradativa de massa magra, podendo ser reposta com exercícios.

Estudos asseguram e a prática comprova que a musculação acelera o metabolismo do seu praticante favorecendo a queima de gorduras pelo organismo. Apesar de na musculação você não queimar gordura como fonte de energia, existe a utilização de gordura para repor as calorias perdidas durante o treino. Com o metabolismo acelerado, você continua queimando a gordura por muito tempo depois da atividade física.

Quem faz musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós-treino e até 15 horas depois esta taxa continua 7% mais alta. A musculação aumenta a massa magra. Esta massa magra acelera o metabolismo de 17 a 25 vezes mais do que a massa de gordura. Assim sendo, quanto maior a massa muscular, mais acelerado será o seu metabolismo e o seu gasto calórico.

Para você ter uma idéia, 1 kg a mais de músculos consome 15 kcal extras por dia. A longo prazo se você conseguir ganhar 2kg de músculos, poderá perder 9000 calorias. Você poderá eliminar de 2 kg a 3 kg de gordura em 12 semanas, fazendo musculação 3x por semana. É claro que a dieta alimentar também é necessária, tornando o resultado mais rápido.

Sem dúvida, o melhor que se tem a fazer é associar a dieta aos exercícios aeróbios, a musculação e aos alongamentos, num programa adequado as suas necessidades, biótipo e condicionamento físico, tornando indispensável uma avaliação e acompanhamento de profissionais como nutricionistas, professores de Educação Física e médicos.

Márcia Gralha

Personal trainer

2 comentários :

Deixe aqui sua crítica construtiva!