Comece a pensar em se alongar!
Principalmente nesta época do ano que está mais frio, a tendência é ficar uma pessoa travada para qualquer movimento mais amplo que se fizer necessário com o seu corpo.
Pesquisas recentes apontaram o alongamento, normalmente indicado para diminuir o tônus, desenvolver a flexibilidade e a mobilidade articular, relaxar e prevenir lesões, também como uma maneira de conseguir músculos fortes. Ou seja, fazer exercícios adequados de alongamento é uma excelente forma de fortalecer a massa muscular. E, com isso garantir a eficiência desde movimentos mais simples como caminhar até mais complexos como uma escalada!
Existem dois tipos de alongamento: o passivo e o ativo, e ambos provocam uma contração muscular. O alongamento passivo envolve o uso da gravidade, da força aplicada por um segmento corporal ou por outra pessoa para realizar o movimento. O exercício ativa o reflexo miotático , que é um sistema de proteção do músculo. Esse reflexo age quando detecta uma tensão no músculo. Então, provoca uma contração involuntária que acaba desenvolvendo a força.
Alongar,além de fortalecer , também é indicado para melhorar a estética e ajudar em casos de dores musculares. Isso acontece porque combatem os encurtamentos e as tensões musculares que causam desvios posturais.
Para alcançar melhores resultados com alongamento, procure não sentir dores na execução. Apesar de serem considerados exercícios leves, realizá-los de maneira incorreta pode provocar lesões. Quando você estiver alongando, sentirá uma contração involuntária. Isso ocorre devido à um mecanismo de proteção do músculo chamado reflexo de alongamento, que age quando detecta uma tensão excessiva no músculo. Ao chegar a esse ponto, pare.
O exercício deve ser agradável.
Mantenha a posição no mínimo por 15 segundos e no máximo por 30 segundos.
Procure um profissional da área de Educação Física e garanta uma melhor qualidade de vida!
Márcia Gralha
Personal trainer
Treinadora Pro Body Systems
Cref:3019/RS
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Deixe aqui sua crítica construtiva!