terça-feira, 3 de maio de 2016

Exercícios para fazer na frente do computador



Se você trabalha em escritório e passa a maior parte do dia sentado na frente do PC, sabe como esta rotina pode deixar o corpo "travado". Várias pesquisas já apontaram que ficar muito tempo sentado é péssimo para a saúde, podendo ser tão prejudicial quanto fumar. A  falta de mobilidade reduz a expectativa de vida e aumenta a possibilidade de doenças cardíacas, diabetes e câncer.

O ideal é incluir atividades físicas na rotina, frequentar academia ou participar de um grupo de corrida, bike... essas coisas que todo mundo sabe, mas poucos fazem! 

Durante o dia a dia, dentro do escritório, algumas atitudes podem ser de grande ajuda. Exercícios podem ser praticados no espaço de trabalho, ou até mesmo em casa, na frente do computador. As atividades promovem alongamento dos músculos, alívio de tensão  e dão um chega pra lá no sedentarismo.  Bora fazer?



1- Com a postura ereta, estenda os braços e cruze os dedos acima da cabeça, com as palmas viradas para cima. Sinta o alongamento!



- Em pé, coloque o braço atrás da cabeça, até a mão encostar no meio das costas. Depois, segure o cotovelo e puxe-o até o seu limite, até sentir que o músculo está trabalhando. Repita com o outro lado.


3 - Em pé, com os joelhos flexionados, entrelace os dedos das mãos atrás das costas, apontando a palma das mãos para o chão e fazendo a extensão dos cotovelos


4 - Com a postura ereta, aponte o queixo para um dos ombros, mantendo em rotação máxima. Repita a mesma operação para o outro lado.



- Em pé ou sentado, certifique-se de manter a coluna ereta, abaixe a cabeça até sentir alongar os músculos da nuca e costas. Realize um movimento circulatório com a cabeça, para os dois lados.


6 - Sentado ou em pé, utilize uma das mãos para forçar a inclinação lateral do pescoço em direção ao ombro. Repita o movimento do outro lado.



Ilustração: Luiz Lentini/ Adaptação: Letícia Maciel /  Revista Viva Saúde Edição 126

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe aqui sua crítica construtiva!